sábado, 1 de maio de 2010

Bramble

Gostaria de dividir com todos a receita de um dos meus cocktails favoritos. O Bramble. Nome em inglês para a planta tipo espinheiro da amora silvestre e outras espécies parecidas. Bastante popular na inglaterra, é um drink a base de gin, fácil de preparar e com ingredientes acessíveis. Ácido pelo limão siciliano e adociado por licor de blackberry (amora silvestre) crème de mure ou Chambord. Elegante, de boa apresentação e que, machismos à parte, geralmente agrada ao paladar feminino. Ao menos, sempre foi bem recebido quando oferecido por mim.


A primeira vez que tive a oportunidade de apreciá-lo foi, logo que cheguei em Londres, em um bar chamado Road House. Este bar fica localizado em Covent Garden, uma das áreas turísticas da cidade. O ambiente é conhecido por realizar uma das mais importantes competições de flair* na Europa. Todos os bartenders que lá trabalham são exímios malabaristas, muitos com diversos títulos. Podem ter certeza, irão ver a garrafa girar muitas vezes antes de serem servidos. A casa segue uma decoração estilo rockabilly anos 50, 60, com uma moto, a qual creio ser uma Harley Davidson, acima das prateleiras do bar central, dividindo espaço com os licores. Não diria que é a minha preferência em concepção de casa noturna ou restaurante, mas funciona bem e é divertido uma vez que outra. Além dos dias de competição serem bem disputados e atrativos.


Se fôssemos seguir a receita original do Bramble, teríamos que usar Plymouth Gin, segundo alguns autores. Para que um gin receba esta denominação, este tem de ser produzido na Região de mesmo nome, no sul da Inglaterra. Qualquer outro English Gin produzido no mundo, leva o nome de London Gin. Abro parênteses para justificar que há um terceiro tipo, porém bem distinto dos demais, que é o Dutch Genever. Esta é a versão holandesa para a bebida. históricamente, o gin é holandês, contudo, se populariza na Inglaterra. Não vejo, neste caso, a necessidade de se optar pelo ingrediente original, que é raríssimo nas prateleiras dos bares no Brasil. Acredito que um bom gin seja o ideal. E com certeza Bombay Sapphire é uma das escolhas. Vale dar uma olhada no site, tanto nos drinks, bem como na área de design glasses.



Bramble


ingredientes:
50 ml de gin
Suco de meio limão siciliano
Um dash de gomme (duas medidas de açúcar para uma de água)
12,5 ml Crème de Mure (podendo ser substituído por Chambord)


modo de preparo:
Servir em um copo tipo rock glass o gin, o limão e o gomme em gelo moído. Mexer com a colher de bar até gelar, 10s. Adicionar mais gelo e servir o licor por cima, de forma que venha escorrendo para dar o efeito esperado. Como guarnição uma fatia de limão siciliano, 1 ou 2 raspberries (framboesa) e 1 ou 2 blackberries (amora silvestre).


Divirtam-se!






*flair = movimentos e malabarismos com os diversos materiais de bar. Do shaker e garrafa, ao guardanapo, gelo, frutas e canudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário