sábado, 22 de maio de 2010

Brasil Rural Contemporâneo

No último final de semana tivemos a honra de ter em Porto Alegre a VII Feira Nacional de agricultura Familiar e Reforma Agrária BRASIL RURAL CONTEMPORÂNEO, uma iniciativa do ministério de desenvolvimento agrário. O evento englobava produtos orgânicos, cultura, artesanato, música e gastronomia. Foi uma oportunidade bastante interessante para entrar em contato com alguns produtores de cachaça e licores, apreciar cervejas artesanais e até mesmo participar de uma degustação de vinho com enólogos profissionais.

Dentre as cachaças, a que realmente me chamou a atenção pela qualidade, foi a Weber Haus, da cidade de Ivoti, RS. Cachaças super premiadas em território nacional e no exterior. Não me ative muito em experimentar, os licores da empresa, porém posso falar das cachaças de alambique. Adquiri a cachaça comemorativa de 55 anos de tradição da família "Lote 48". Cinco anos envelhecida em carvalho em um ano em barril de bálsamo. Bastante perfumada e com um sabor complexo. Não é por nada que esta
foi medalha de Prata no concurso Hyatt Cachaça Awards e medalha de Ouro no concurso de Bruxelas. Além dessa, a cachaça prata descansada, me pareceu excelente e esta é a mais premiada da casa. Se parasse para escrever todas as medalhas não teria espaço no blog. O melhor é que a empresa oferece muitas variedades certificadas como orgânicas. Este é o tipo de iniciativa que sempre vou apoiar. Vale dar uma conferida na seleção dos produtos no site. E aí vai minha única crítica. As sugestões de cocktails que aparecem na webpage não correspondem ao valor do insumo oferecido. Acho desnecessário utilizar-se de nomes clássicos para os drinques. Muito mais interessante seria a empresa contratar um mixólogo e oferecer receitas originais, com qualidade e bem elaboradas, ao invés das batidas com leite condensado. Afinal, Manhatan com cachaça de abacaxi, açucar e gelo picado, chega a doer nos ouvidos de um profissional da área.

Outras marcas de cachaça das quais tive a oportunidade de apreciar e que ainda me lembro (o que depois de tanta degustação é muito importante) foram a Velho Alambique de Santa Tereza, RS. A Terra de Ouro de Salinas, MG, A Locomotiva e a mais que especial Barril 39, de Valença, RJ. Até bala de cachaça com gelatina eu provei . Uma hora tenho que passar na Cachaçaria do Mercado para fazer umas aquisições.

Mais uma compra que fiz, foi a de um licor caseiro de amoras silvestres, da marca Fazenda Grande, que se não me engano é de Curitiba. Adocicado, bem denso e com o real sabor da fruta. Meu intuito era de utilizar como um substitutivo ao crème de mure no Bramble. Cocktail que passei a receita em outra postagem. Fiz a experiência e recomendo. Um toque brasileiro e orgânico na mixologia inglesa. Infelizmente, não tenho o contato desse produtor e na garrafa não vem nenhuma identificação. Dessa forma será difícil conseguir outra amostra.

Tive a grata surpresa de fazer parte em uma degustação de vinhos orientada por enólogos feita pela empresa Dal Pizzol, de Bento Gonçalves, RS. Começaram por chardonay corte com riesling, após um sauvignon blanc, seguidos de merlot e cabernet sauvignon. O curso, apesar de básico, foi bem interessante. Como o dito de Lord Byron, que figurava na toalha de papel - O vinho consola os tristes, rejuvenesce os velhos, inspira os jovens e alivia os deprimidos do peso de suas preocupações.

Haviam também as cervejas artesanais, pelas quais tenho um apreço muito especial. As filas estavam enormes, a fórmula de Água, Lúpulo, Malte e Leveduras estava sendo disputada com afinco. Dentre as cervejarias estavam a Coruja, a Shmidtt, a Abadessa, Ralfbeer e a Fronzbeer. Provei a cerveja de kiwi da Ralfbeer, é um tanto quanto instigante, mas demasiadamente adocicada para o meu paladar. Gosto da Coruja, mas como ela se limita a pilsen, geralmente opto pela ale da Shmidtt. Na ocasião, levei uma garrafa de sparkling ale, afirmo que estava deliciosa. A Abadessa, apesar de não te-la desfrutado neste dia, sem dúvida é sensacional.

Andando pela feira me deparei com um cartaz que dizia -SEU CONSUMO MUDA O MUNDO. Entre cachaças, vinhos, licores, cervejas, me veio pensamentos orgânicos. Produto local, pequenos produtores, responsabilidade social e comprometimento ecológico talvez sejam o caminho para mixologia. No Brasil, pela oferta que dispomos, temos a possibilidade de fazer isso acontecer sem muito esforço. Consumo consciente de álcool vai bem mais além de quantos copos você tomou na noite.


4 comentários:

  1. Parabéns Ismael, está ótimo o blog. Além das receitas, muitas informações interessantes. Abraços. Sorte pois com a tua competência o sucesso virá logo!!!Ronei

    ResponderExcluir
  2. Olá Ismael! Meu nome é Rogério Barbosa, sou sócio da "Fazenda Grande" produtora do Licor de Amora que você comentou nesta postagem. Na verdade somos de Pouso Alegre, Minas Gerais e não de Curitiba...Você acabou comprando uma garrafa sem identificação então a culpa é toda minha pela informação incorreta. Fique sabendo que pra gente foi uma honra ver nosso licor em seu blog. Agradeçemos também a fina dica do coquetel. Vamos manter contato, meu e-mail é rogeriopbarbosa@gmail.com. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana o blog Isma, parabéns!
    várias dicas e percepções aguçadas sobre as bebidas!!
    sobre o consumo consciente, baita idéia, pena que seja um pouco difícil implementar na nossa sociedade.
    podia escrever em inglês tb pra chamar gente de fora...Vale a dica!
    ja add na lista de "blogs a ver" do mundojalapeno.blogspot.com
    sucesso! abraz

    ResponderExcluir
  4. Olá Ismael!!
    Me chamo Sergio, sou produtor da cachaça Barril 39 em Valença-RJ que você citou no Blog.

    Gostaria de lhe dar os parabens pelo trabalho! Realmente seu Blog é muito interessante. Apesar do atraso, me sinto na obrigação de agradecer seu comentário a respeito da Barril 39. Procuro sempre fazer algo especial e fico muito feliz quando isso é reconhecido.

    Deixo um convite para quando estiver pelo Rio de Janeiro entre em contato para marcar uma visita à região de Valença e conhecer meu Alambique.
    E-mail: sccajrio@yahoo.com.br

    Mais uma vez parabens e obrigado!
    Grande abraço!
    Sergio.

    ResponderExcluir